Home Broker: O que é? Como Operar?
Home Broker é o principal meio de acesso à Bolsa de Valores. Por meio dele, você pode negociar ativos de qualquer lugar do mundo. Basta ter acesso à internet.
Dessa maneira, dominar o Home Broker é o primeiro passo de todo trader que pretende passar a ter dinheiro no Mercado de Ações.
Hoje, operar na Bolsa de Valores se tornou uma coisa acessível a qualquer investidor pessoa física. Para vários pode parecer uma coisa complicada, porém garantimos que não é.
Neste post, você vai conferir o que é e como funciona o Home Broker, como saber qual melhor Home Broker do mercado para iniciantes e muito mais!
O que é Home Broker?
É um sistema que permite a negociação de ações e outros ativos financeiros por meio da Internet de uma maneira simples e ágil.
Precisa ser uma plataforma de investimentos estável, segura e ágil com vários recursos para você realizar seus investimentos em seu computador ou por meio do telefone celular ou tablet.
Como Operar no Home Broker Passo a Passo
Para começar, você precisa ter um perfil de investidor moderado ou agressivo, por isso, com uma conta em corretora ativa, já é possível investir na Bolsa de Valores através de um home broker.
Veja o passo a passo para iniciantes sobre como iniciar a investir em ações na Bolsa:
Passo 1- Escolha um ativo
Este passo pode ser o mais complicado. Afinal de contas, saber como dominar a ferramenta não vai garantir que você sempre escolha os investimentos corretos.
Por isso, não poupe tempo buscando sobre a ação que quer conseguir. Avalie a cotação atual, se ele está caro ou barato em relação ao seu valor intrínseco.
Para isto, utilize a análise técnica e fundamentalista.
Passo 2- Defina uma estratégia
Antes de investir, você precisa saber qual estratégia vai seguir para experimentar um ganho de renda mudável. Se é com day trade, swing ou position.
Depois de adotar uma estratégia de investimentos, seja fiel a ela e evite mudar o plano a toda hora.
Busque definir também o stop loss e stop gain se fará day ou swing trade.
Passo 3 – Compra das ações
Para aplicar na empresa desejada, você apenas necessita clicar em ” Comprar “. Abrirá uma boleta de compra. Então, você só precisa inserir o código do investimento.
Como Comprar e vender ações no Home Broker
A compra e venda de ações no home broker é realizar por meio da boleta, de acordo com o que você pode analisar abaixo.
O processo é simples e rápido. Basta inserir a abreviação do ativo, quantidade e valor.
Ao mandar a ordem, o seu pedido é enviado automaticamente para o sistema da Bolsa.
Se o valor da ação atingir o que você ofereceu e houver ações disponíveis para a compra, concluído. A ordem é executada com sucesso.
Para realizar a venda o processo é o mesmo.
Benefícios de Usar o Home Broker
Comodidade
O sistema envia notificações sobre as ordens executadas, conserva o histórico da sua carteira de ações e mostra cotações e notícias do mercado em tempo real.
Praticidade
Você pode programar ordens de compra e venda pelo home broker e ganhar certificação das ordens executadas, sem ter necessidade de acompanhar em tempo real.
É Seguro Usar o Home Broker? Entenda os Riscos Envolvidos
Em termos de tecnologia e estabilidade, investir em corretoras sólidas é seguro. O perigo depende do seu perfil de investidor.
Operar no mercado de ações não é complicado, porém necessita de entendimento para tomada de decisão. Dessa forma, antes de selecionar a corretora para operar, pesquise se a mesma oferece suporte educativo para que você possa aprender a operar.
As 3 principais utilidades do home broker
- Comprar e vender ativos de renda variável
- Acompanhar cotações em tempo real
- Ver a carteira de investimento e extrato
Diferenciais extras que definem o melhor home broker
- Gráficos avançados – oferecidos sem custo para quem utiliza análise técnica para tomar decisões
- Alerta de ativos – para ser comunicado por email no momento em que um ativo chegou no valor que você programou.
- Sistema de negociação próprio – trata-se de um sistemas desktop profissional, ideal para traders que fazem operações mais estruturadas e altamente avançadas.
Custos e Taxas Para Usar o Home Broker
O acesso ao Home Broker é gratuito e basta ter uma conta aberta corretora. Você apenas paga pelas operações que realizar.
Tarifa de Corretagem
Essa tarifa é cobrada para realizar as operações de compra e venda na Bolsa de Valores. O custo varia de corretora para a corretora. Para quem faz a começar por 10 operações por mês é vantajoso contratar os pacotes de corretagem.
Tarifa de Custódia
Essa tarifa é mensal e cobrada pelas B3 para a guarda dos títulos.
Taxas de TED
Para realizar as operações é preciso realizar a mudança de recursos da sua conta bancária para a sua conta na corretora.
Outros custos
Para operar na Bolsa há também a cobrança do ISS ( Imposto Sobre Serviço ) que equivale a 5% da corretagem e os emolumentos.
Entendimento
O mercado de ações não é para todos. Você precisa ter o mínimo de educação financeira para entrar no segmento de renda variável com segurança e rentabilidade.
A orientação mais fundamental é constantemente pensar a longo prazo. Não tente ficar rico da noite para o dia, investindo na Bolsa de Valores.
Isto é quase impossível.